Marrocos desmantela célula terrorista ligada ao EI

A célula, formada por quatro pessoas, preparava um "perigoso plano terrorista com o objetivo de atentar contra a estabilidade e a segurança do Marrocos"

Rabat  A polícia do Marrocos desmantelou nesta segunda-feira uma célula terrorista ativa em Beni Mellal, no centro do país, que jurou fidelidade ao grupo terrorista Islâmico (EI) e que pretendia realizar atentados no Marrocos.

A célula, formada por quatro pessoas, preparava um “perigoso plano terrorista com o objetivo de atentar contra a estabilidade e a segurança do Marrocos”, informou o Ministério do Interior em comunicado.

As investigações revelaram que o líder desta célula tinha vínculos próximos com os jihadistas marroquinos que combatem junto ao EI na Síria e no Iraque, e que estava coordenando para conseguir “o apoio logístico necessário” para realizar atentados no Marrocos.

O desmantelamento desta célula aconteceu em um momento de alerta máximo mundial contra a ameaça terrorista após os ataques de sexta-feira à noite em Paris, que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos.

No sábado, a polícia marroquina deteve um suposto terrorista na cidade de Nador, no norte do país, que planejava realizar um atentado no Marrocos e contra uma igreja na Europa.

Segundo um recente relatório do Ministério do Interior, 1.505 marroquinos viajaram à Síria e ao Iraque para lutar em diferentes grupos terroristas, 719 deles nas fileiras do EI.

Além disso, 405 jihadistas morreram em combate, 346 deles na Síria e o resto no Iraque.

O Marrocos intensificou o controle de segurança para enfrentar a ameaça terrorista com várias medidas, como o endurecimento da legislação antiterrorista, o desdobramento de forças especiais, as chamadas “Hadar”, nos pontos estratégicos do país, e a criação do Escritório Central de Investigações Judiciais (espécie de FBI marroquino).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s