Merkel acha possível satisfazer reivindicações de Cameron

Merkel reconheceu que algumas destas propostas são "complexas", embora nenhuma seja uma "surpresa"

Berlim – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se mostrou nesta terça-feira convencida de que é possível satisfazer as reivindicações de reforma da União Europeia (UE) mencionadas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

A chefe do governo alemão reagiu ao programa apresentado hoje pelo líder conservador britânico -em discurso e em carta à Comissão Europeia (CE)- na entrevista coletiva que ofereceu com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, depois de se reunir com ele em Berlim.

“Em certa maneira convencida que pode funcionar. Em todo caso, a Alemanha vai fazer todo o possível dentro das regras europeias”, afirmou.

Merkel reconheceu que algumas destas propostas são “complexas”, embora nenhuma seja uma “surpresa”, e garantiu que Berlim enfrenta a questão das reivindicações britânicas com o “espírito” de querer resolver as questões apontadas por Londres para permanecer dentro da UE.

Cameron afirmou hoje que não é uma missão “impossível” conseguir as reformas que procura para a UE antes de convocar o referendo sobre a permanência do Reino Unido no clube europeu, durante um amplo discurso pronunciado no Real Instituto de Relações Internacionais de Londres, Chatham House.

Entre suas propostas, destacam-se a proteção do mercado único europeu e um maior controle da imigração comunitária.

O primeiro-ministro garantiu também que a decisão tomada pelo povo britânico no plebiscito será “final”, sem possibilidades de outra renegociação e de convocar uma segunda consulta.

Na sua opinião, com “paciência” e “boa vontade” as mudanças que aspira na Europa poderão ser conseguidas para benefício do Reino Unido e da UE em seu conjunto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s