Merkel pede diálogo entre Chile e Bolívia por saída ao mar

Chanceler alemã pede que os dois países latino-americanos retomem o diálogo sobre o litígio entre ambos por uma saída ao mar

Berlim – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu nesta quarta-feira ao presidente boliviano, Evo Morales, que Bolívia e o Chile retomem o diálogo sobre o litígio entre ambos por uma saída ao mar para finalmente dar fim ao desentendimento.

Sobre esta questão houve “longas conversas” e “seria bom que agora fossem retomadas”, disse a líder alemã, em resposta a uma pergunta sobre esse litígio em um comparecimento conjunto com Morales, que visita a Alemanha no marco de sua viagem pela Europa.

Segundo explicou Merkel, o litígio pela saída ao mar que é reivindicado pela Bolívia foi uma das questões abordadas em sua conversa com o presidente sul-americano.

A Bolívia processou o Chile em 2013 perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia, para que essa instância obrigue o país a negociar e conceder um acesso soberano ao mar, que a Bolívia perdeu em uma guerra do século XIX.

O Chile, por sua vez, solicitou ao CIJ que se declarasse incompetente porque as fronteiras entre ambos países ficaram seladas em um tratado de 1904, mas o tribunal rejeitou a solicitação, dizendo que a reivindicação da Bolívia não faz alusão a esse tratado, mas a supostas promessas do Chile posteriores a 1948, ano em que foi aprovado o Pacto de Bogotá, que deu origem à CIJ

O alto tribunal internacional se declarou em 24 setembro competente para dirimir a reivindicação feita em 2013 por La Paz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s