México diz que não pagará por muro de fronteira de Trump

Republicano causou revolta no país quando prometeu obrigar os mexicanos a pagarem por um muro na divisa do sul dos EUA para conter o fluxo de imigrantes

Cidade do México – Não existe a menor possibilidade de o México financiar o plano “terrível” de Donald Trump de erguer um muro ao longo de sua fronteira com os Estados Unidos se o pré-candidato presidencial republicano favorito nas pesquisas vencer a eleição do dia 8 de novembro, disse o ministro mexicano das Finanças.

Trump, magnata do setor imobiliário de Nova York e ex-apresentador de reality shows, causou revolta no México quando prometeu obrigar a segunda maior economia da América Latina a pagar por um muro na divisa do sul dos EUA para conter o fluxo de imigrantes ilegais e de drogas.

Em uma entrevista à televisão no final de quarta-feira, o ministro Luis Videgaray rejeitou categoricamente a proposta.

“Sob nenhuma circunstância o México irá pagar pelo muro que o senhor Trump está propondo”, afirmou. “Construir um muro entre México e Estados Unidos é uma ideia terrível. É uma ideia baseada na ignorância e não tem fundamento na realidade da integração da América do Norte”.

Trump acusou o México de enviar estupradores e traficantes de drogas pela fronteira dos EUA e se comprometeu a aumentar os impostos de alguns vistos mexicanos e de todas as autorizações de cruzamento de fronteira como parte de um plano mais amplo para forçar o México a financiar a obra.

Os ex-presidentes mexicanos conservadores Felipe Calderón e Vicente Fox compararam Trump a Adolf Hitler, e os temores de uma presidência Trump vêm fazendo com que um número crescente de imigrantes tente ingressar nos Estados Unidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s