Milhares protestam no Chile contra sistema de aposentadoria

Milhares de pessoas protestaram no Chile contra sistema de aposentadorias que vigora desde a ditadura de Pnochet

Milhares de chilenos se mobilizaram neste domingo contra o sistema de aposentadorias que vigora desde a ditadura de Augusto Pinochet, em um dos maiores protestos já realizados nos últimos anos e que transcorreu pacificamente.

Uma gigantesca passeata saiu da Avenida Alameda de Santiago, com mais de 600 mil pessoas, em um protesto que reuniu mais de um milhão em todo o país, segundo seus organizadores.

De acordo com a polícia, o protesto em Santiago reuniu 80 mil pessoas.

“A passeata de hoje foi a maior, a mais alegre e pacífica dos últimos dois anos e meio. Sem dúvida a voz do povo se expressou de forma muito clara e com mais força hoje”, disse o intendente (prefeito) de Santiago, Claudio Orrego, ao analisar o protesto.

Quase duas semanas após a presidente Michelle Bachelet anunciar modificações no questionado sistema, milhares de famílias chilenas exigiram o fim das chamadas Administradoras de Fundos de Pensão (AFP).

“Não queremos mais AFPs, públicas ou privadas”, disse ao final do protesto Luis Mesina, porta-voz do movimento “No+AFP”, que convocou a manifestação.

Instauradas durante a ditadura de Augusto Pinochet, em 1981, as AFPs administram os fundos de pensões de 10 milhões de trabalhadores chilenos, entregando pensões muito baixas, distantes da promessa de retribuir 70% do último salário.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s