Ministro suspende atividades da agência antidoping russa

Mutko já adiantou que a Rússia iniciará os procedimentos necessários junto à Agência Mundial Antidoping para "requalificar" o órgão

Moscou – O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, anunciou nesta segunda-feira a suspensão das atividades da agência antidoping do país (RUSADA), após denúncia de que o órgão fez vista grossa para exames positivos de atletas.

“A RUSADA está suspendendo os trabalhos, inclusive os programas educativos. A partir de agora, deixará de coletar amostas”, disse o titular da pasta, que também é presidente da federação de futebol local, à imprensa local.

Mutko já adiantou que a Rússia iniciará os procedimentos necessários junto à Agência Mundial Antidoping (WADA), para “requalificar” o órgão, em busca da devolução do credenciamento, que foi retirado após divulgação de relatório.

“Se for necessário, faremos uma reforma interna. Estamos dispostos, também, a criar uma nova entidade”, garantiu.

A RUSADA, junto as agências antidoping de Ucrânia, Argentina, Bolívia, Andorra e Israel, foi acusada de violar o código da WADA.

Em documento divulgado no início do mês, o órgão internacional aponta que, com a conivência do governo local, houve encobrimento de resultados positivos de atletas, alguns que disputaram os Jogos Olímpicos de 2012.

Por causa do escândalo, os representantes russos no atletismo estão correndo risco de ficar fora da disputa da próxima edição do evento poliesportivo, no Brasil, no ano que vem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s