MSF condena ataque em hospital e confirma 8 desaparecidos

O hospital ficou destruído pelos, ao menos, dois ataques, com um intervalo de alguns minutos entre eles, nos quais foi atingido por quatro foguetes

Beirute – A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) condenou nesta segunda-feira o bombardeio contra um hospital apoiado pela ONG na província síria de Idlib, e confirmou que há oito trabalhadores desaparecidos, além de milhares de pessoas sem cobertura de saúde em uma zona de guerra.

“Condenamos este novo ataque contra uma estrutura médica, que além disso parece ter sido deliberadamente dirigido contra a mesma”, denunciou o coordenador geral da MSF na Síria, Massimiliano Rebaudengo.

O hospital ficou destruído pelos, ao menos, dois ataques, com um intervalo de alguns minutos entre eles, nos quais foi atingido por quatro foguetes, explicou a nota.

Rebaudengo ressaltou que “a destruição deste hospital privado deixa sem serviços médicos 40 mil pessoas que vivem em uma zona de conflito aberto”.

No centro, que contava com 30 camas, duas salas de cirurgia, uma clínica ambulatorial e serviço de urgências, trabalhavam 54 pessoas, acrescentou o texto.

A MSF indicou que apoiava este hospital desde setembro de 2015 mediante o fornecimento de equipamentos médicos e custeando seu funcionamento.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos havia informado da morte de nove pessoas em um suposto bombardeio de aviões da Rússia contra esse centro, que fica nos arredores da cidade de Maarat al Nuaman, em Idlib.

Esta fonte destacou que também há dezenas de feridos e de desaparecidos.

Não é a primeira vez que uma instalação médica que recebe respaldo da MSF é atacada na Síria.

Em 5 de fevereiro, três pessoas morreram e outras seis, entre elas uma enfermeira, ficaram feridas em um bombardeio contra o hospital de Tafas, no sul da Síria, e também ajudado pela ONG.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s