Mulheres são eleitas pela primeira vez na Arábia Saudita

Os resultados preliminares foram anunciados por distritos locais e publicados na agência oficial saudita

Riad – A Arábia Saudita afirmou neste domingo que ao menos duas mulheres foram eleitas para cargos públicos no conservador reino islâmico após ganharem assentos nos conselhos municipais de Meca e al-Jawf nas eleições de sábado.

Os resultados preliminares foram anunciados por distritos locais e publicados na agência oficial saudita.

Esta foi a primeira vez que as mulheres foram permitidas a votar e concorrer a um cargo público em uma eleição, um marco em um país onde as mulheres são impedidas de dirigir e são legalmente dependentes de um parente do sexo masculino para aprovar quase todas as decisões importantes da vida.

A votação, no entanto, ocorreu escolher dois terços dos assentos de conselhos que anteriormente só tinham poderes consultivos, na sequência de pleitos restritos a homens em 2005 e 2011. Salma bint Hazab al-Otaibi ganhou um assento no distrito de Madrika, de Meca, a cidade mais sagrada do Islã, enquanto Hanouf bint Mufreh bin Ayad al-Hazimi ganhou um assento em al-Jawf, no norte da Arábia Saudita.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s