Negociador norte-coreano fala em mudança na relação com Sul

Kim Yang-Gon, funcionário do partido único encarregado dos assuntos com a Coreia do Sul, descreveu positivamente o acordo concluído na terça-feira

Um dos dois norte-coreanos que participam das negociações para aliviar as tensões com seu vizinho do Sul evocou nesta quinta-feira uma “mudança dramática” nas relações entre os dois rivais.

Kim Yang-Gon, funcionário do partido único encarregado dos assuntos com a Coreia do Sul, descreveu positivamente o acordo concluído na terça-feira e considerou que poderia levar a uma real melhoria das relações bilaterais.

Seu comentário, publicado pela agência oficial de notícias KCNA, contrasta com o do chefe dos negociadores norte-coreano, Hwang Pyong-So, que apresentou este acordo como uma vitória para Pyongyang e uma lição para o Sul.

Após mais de 40 horas de negociações na aldeia fronteiriça de Panmunjom, as duas Coreias chegaram a um acordo no início desta semana, como parte do compromisso que permitiu que os dois países rivais evitar um possível conflito armado.

Sob o acordo, a Coreia do Sul parou de emitir propaganda através de alto-falantes na fronteira, e a Coreia do Norte expressou pesar pela explosão de minas terrestres.

Kim Yang-Gon considerou que este acordo permitiu resolver uma situação volátil, mas representou sobretudo uma “virada para a paz, a estabilidade, a reconciliação e a cooperação”.

As duas Coreias estão tecnicamente em guerra há 65 anos, desde que o conflito armado terminou com um cessar-fogo que nunca foi formalizado em um tratado de paz como tal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s