Negociadores de paz colombianos viajam para reunião com Farc

Estas reuniões têm caráter privado e são à parte do próximo ciclo de diálogos, que acontece a partir do dia 28 de setembro até 8 de outubro

Bogotá – Os negociadores de paz do governo colombiano viajaram nesta terça-feira para Havana para se reunirem sobre o tema da justiça com as Farc fora do ciclo normal das negociações de paz realizadas na capital cubana.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, informou por sua conta no Twitter que a “equipe negociadora volta a Havana com instruções precisas de continuar avançando no tema da justiça”.

Da equipe que viajou à capital cubana fazem parte o chefe negociador do governo, Humberto de la Calle; o alto comissário de Paz, Sergio Jaramillo; e os negociadores Frank Pearl e Óscar Naranjo, este último general reformado da polícia, como mostrou uma fotografia tirada dentro do avião e divulgada por Santos.

Segundo fontes oficiais, estas reuniões têm caráter privado e são à parte do próximo ciclo de diálogos, que acontece a partir do dia 28 de setembro até 8 de outubro.

No ciclo anterior, que terminou no último dia 17, os negociadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram que essa guerrilha está pronta para “abordar e discutir os procedimentos para o trânsito de organização alçada em armas a movimento político aberto”.

O chefe negociador das Farc e número dois desse grupo, “Ivan Márquez” assinalou então que as partes também estão “às portas de um entendimento no decisivo tema da justiça”, que até agora impedia o fechamento do ponto da agenda sobre a reparação das vítimas, em discussão há mais de um ano.

Simultâneamente ao ponto de justiça, os negociadores avançam no ponto do fim do conflito, que inclui o desarmamento e a desmobilização da guerrilha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s