Netanyahu repensa e diz que Hitler é culpado do Holocausto

Netanyahu insistiu que o mufti, um dos dirigentes árabes da época na Palestina sob Mandato Britânico, o incitou a isso, e seria absurdo virar a cara a esse fato

Jerusalém – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, voltou atrás nesta quarta-feira sobre polêmicas declarações que envolvem o Holocausto e afirmou que Adolf Hitler “é o responsável da Solução Final”, apesar de insistir que foi incitado pelo mufti de Jerusalém, Hajj Amin el Husseini.

“É absurdo. Nunca tive a intenção de absolver Hitler de sua responsabilidade de exterminar o povo judeu na Europa. Hitler é o responsável da Solução Final. Ele tomou a decisão”, ressaltou aos meios de comunicação pouco antes de partir para a Alemanha em visita oficial.

No entanto, Netanyahu insistiu que o mufti, um dos dirigentes árabes da época na Palestina sob Mandato Britânico, o “incitou” a isso, e “seria absurdo virar a cara” a esse fato.

Netanyahu citou um hierarca nazista que prestou testemunho durante o julgamento em Jerusalém a Adolf Eichman em 1960, segundo o qual o mufti os instigou a “exterminar os judeus europeus” porque “via nisso uma solução boa para a questão palestina”.

Segundo esse testemunho, “o mufti foi um dos iniciadores do extermínio sistemático de judeus na Europa e foi co-participante e assessor de Eichman e Hitler na execução do plano”.

Netanyahu foi criticado hoje duramente por políticos e historiadores após afirmar ontem, perante uma assembleia de dirigentes judeus sionistas de todo o mundo, que Hitler realizou o Holocausto em resposta a um pedido do mufti em 1941.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s