Novo premier turco apresenta gabinete leal a Erdogan

Erdogan aprovou a nova equipe ministerial, na qual muitos pesos pesados do governo anterior mantêm seus cargo

O designado primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, apresentou nesta terça-feira um novo gabinete formado por políticos leais ao presidente e homem forte do país, Recep Tayyip Erdogan, dois dias depois de receber a missão de formar o novo governo.

Erdogan aprovou a nova equipe ministerial, na qual muitos pesos pesados do governo anterior mantêm seus cargos, como o ministro das relações Exteriores Mevlut Cavusoglu e o vice-premier Mehmet Simsek, também titular da Economia.

A principal mudança é a chegada de Omer Celik, porta-voz do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), ao ministério de Assuntos Europeus em substituição a Volkan Bozkir, um diplomata de carreira que negociou um polêmico acordo com a União Europeia, assinado em 18 de março, para conter o fluxo de migrantes da Europa.

Berat Albayrak, genro e protegido de Erdogan, permanece como ministro da Energia e Efkan Ala na pasta do Interior, depois que a Turquia sofreu nos últimos meses atentados atribuídos à rebelião curda e ao grupo Estado Islâmico (EI).

Yildirim, de 60 anos, eleito no domingo líder do AKP, anunciou de cara que pretende trabalhar por uma transição a um sistema presidencial, como deseja Erdogan.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s