Número de grávidas com zika na Colômbia sobe para 1,9 mil

Bogotá – O número de grávidas infectadas com o zika vírus na Colômbia subiu para 1.911, informou neste sábado o Instituto Nacional de Saúde (INS), que também elevou para 20.297 os casos da doença no país.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo órgão, até a terceira semana de janeiro, 1.911 gestantes testaram positivo para o vírus zika, sendo que 176 casos já foram confirmados pelo laboratório de virologia do INS, enquanto os demais foram notificações enviadas pelas hospitais colombianos. Além disso, 205 grávidas estão sob avaliação com suspeita de ter a doença.

O total de 20.297 infectados reflete a rápida expansão do zika vírus na Colômbia. O boletim anterior do INS, divulgado há uma semana, registrava 890 grávidas afetadas e outras 16.419 pessoas com a doença no país.

Os dados confirmam que o departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, continua sendo o com mais casos de gestantes com a doença – 787 -, o que representa a 37,2% do total.

Sobre a propagação geral do vírus, as regiões mais afetadas são também Norte de Santander, Cundinamarca, Huila, Tolima e a cidade de Barranquilla, que somam 58,4% dos casos.

O governo colombiano calcula que 500 bebês podem nascer com microcefalia no país e um número similar de pessoas pode sofrer com a síndrome de Guillain-Barre devido ao zika. Por isso, as autoridades sugeriram que as mulheres não engravidem durante a fase de expansão do vírus. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s