Número de mortos no litoral sírio chega a 184, diz OSDH

O maior número de mortes foi registrado em Yabla, na província de Latakia, onde 136 pessoas morreram em cinco explosões

Beirute – O número final de mortos nos atentados ocorridos há dois dias nas localidades de Yabla e Tartus, no litoral mediterrâneo da Síria, subiu para 184 pessoas, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O maior número de mortes foi registrado em Yabla, na província de Latakia, onde 136 pessoas morreram em cinco explosões.

Duas explosões foram originadas por carros-bomba na entrada da cidade e perto da estação de ônibus, enquanto as outras três foram realizadas por terroristas suicidas, que detonaram os explosivos que levavam em seus corpos nos acessos a dois hospitais e nas imediações da Direção de Eletricidade.

Por outro lado, pelo menos 48 pessoas morreram em Tartus, capital da província homônima, onde dois carros-bomba foram detonados na estação de ônibus, além de dois suicidas com cinturões de explosivos.

Os meios de comunicação oficiais sírios ofereceram até agora um número menor, já que contabilizam 78 mortos e dezenas de feridos.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos atentados e afirmou que os mesmos foram uma vingança pelos bombardeios da Rússia, aliada do regime de Damasco, na Síria.

Os ataques são os primeiros deste tipo em redutos governamentais de Latakia e Tartus, onde vive grande parte da minoria alauita, etnia da qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad, e onde os níveis de violência foram menores desde o início do conflito em março de 2011.

Além disso, Tartus abriga uma base naval da Rússia e Yabla se encontra perto do aeroporto militar de Hamimim, que é utilizado pela aviação russa para lançar seus bombardeios em território sírio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s