Nunca houve um movimento tão potente por acordo, diz Cañete

O comissário europeu de Ação pelo Clima e Energia disse que nunca houve um "movimento tão potente" de países unidos a favor de alcançar um acordo climático

Paris – O comissário europeu de Ação pelo Clima e Energia, Miguel Arias Cañete, afirmou neste sábado à Agência Efe que nunca houve um “movimento tão potente” de países unidos a favor de alcançar um acordo ambicioso para a luta contra o aquecimento global.

“Nunca, em uma cúpula desta natureza, houve um movimento tão potente de países unidos em torno de um ideal comum”, disse Arias Cañete minutos antes que de revelar o texto.

“Estamos satisfeitos que mais de cem países estão apostando por um acordo ambicioso e capaz de conter o aquecimento global”, disse o responsável comunitário, em referência à coalizão de partes a favor de um acordo “muito ambicioso” impulsionada pela União Europeia, na qual se encontram países como EUA, Brasil, México, Chile e outros mais vulneráveis como as Ilhas Marshall.

“O fato de que tantos países desenvolvidos e não desenvolvidos, ricos e pobres, estejam lutando por uma causa comum é importante para impulsionar uma negociação ambiciosa”, acrescentou.

“Estamos fazendo todo o possível estabelecendo alianças e buscando elementos comuns para um acordo mais ambicioso possível, e é o que fizemos durante estas duas semanas” nas negociações climáticas em Paris, afirmou.

O comissário entrou na sala do Plenário da cúpula COP21 junto com o enviado especial dos EUA para a mudança climática, Todd Stern, rodeado de uma grande expectativa e aplausos. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s