O passo a passo da apuração

Depois de 17 meses de campanha, denúncias e ataques de todo tipo, hoje é o prazo final para que os americanos compareçam a um distrito eleitoral e exerçam seu direito de escolha. Em 2012, eram cerca de 240 milhões de pessoas em idade hábil para votar, sendo que 53,6% delas, pouco mais da metade, de fato votou. O número de abstenções é bastante estável nos últimos 40 anos, então pode-se esperar que em torno de 140milhões de pessoas compareçam às urnas.

O processo eleitoral fragmentado dos Estados Unidos se reflete também na apuração. Cerca de 42 milhões de americanos já votaram antecipadamente, incluindo o presidente Barack Obama. Os estados de Indiana e Kentucky são os primeiros a fechar as urnas, às 21h de Brasília, e o Alaska é o último, por volta das 3h. Dos 50 estados, 18 aceitam voto exclusivamente em cédulas de papel, três deles têm voto pelo correio, em 21 o voto é eletrônico e de papel, e nos oito restantes o voto é estritamente eletrônico.

A apuração, portanto, deve avançar pela madrugada. Mas é possível fazer previsões ou mesmo saber quem venceu com certa antecedência. Segundo o site de estatísticas FiveThirtyEight, há cinco principais estados em disputa: Flórida, Carolina do Norte, New Hampshire, Ohio e Nevada. Destes, apenas o pequenino New Hampshire, com 1,3 milhão de habitantes, exige que o voto seja feito estritamente em papel.

O mais a oeste deles é Nevada, que fica no horário do pacífico e tem votação estritamente eletrônica. De lá pra cá, são 6 horas a menos. As urnas por lá fecham às 19h, cerca de 1h da manhã no Brasil. Antes da manhã de quarta-feira, devemos saber o próximo presidente dos Estados Unidos. Segundo o site de análises Fivethirtyeight, Hillary as chances de vitória de Hillary aumentaram de 64% para 72% nas últimas 48 horas.

Detalhe: segundo o mesmo site, há 8% de chance de em pelo menos um estado decisivo a vantagem do vencedor ser menor do que 0,5%, o que exigiria uma recontagem. Em 2000, George W. Bush venceu na Flórida por apenas 537 votos, e o processo foi parar na Justiça. É um filme que ninguém quer ver se repetir. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s