Obama consegue apoio para Congresso aceitar acordo com Irã

A maioria dos legisladores rejeita o acordo alcançado em 14 de julho, que estipula a natureza exclusivamente civil do programa nuclear iraniano

O presidente Barack Obama alcançou nesta quarta-feira apoio suficiente no Congresso para manter o acordo alcançado com o Irã, depois do anúncio de que uma senadora irá aprovar o pacto.

A maioria dos legisladores rejeita o acordo alcançado em 14 de julho entre Teerã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha), que estipula a natureza exclusivamente civil do programa nuclear iraniano em troca de uma suspensão progressiva e reversível das sanções impostas à República Islâmica desde 2006.

Muitos republicanos, que possuem a maioria no Congresso, advertem que o Irã vai burlar o acordo e seguirá com o objetivo de ter armas nucleares.

Se o Congresso, que tratará do tema no final de setembro, aprovar uma resolução para rejeitar o plano, Obama vai impor um veto e, depois do anúncio de apoio da senadora democrata Barbara Mikulski, terá votos suficientes para mantê-lo.

Para levantar o veto, são necessários dois terços dos votos tanto no Senado, como na Câmara de Representantes.

Com o voto de Mikulski, Obama alcança os 34 votos necessários no Senado para manter o veto.

Mikulski disse que apesar de o acordo com o Irã não ser perfeito, é “a melhor opção disponível para evitar que Teerã obtenha uma bomba nuclear”.

Os republicanos estão unidos em sua rejeição ao acordo, ao passo que os democratas parecem divididos a respeito dele.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s