Obama defende mundo em que mulheres alcancem pleno potencial

Presidente norte-americano defendeu um mundo no qual "todas as mulheres e meninas" tenham direito e oportunidades de alcançar "seu pleno potencial"

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta terça-feira um mundo no qual “todas as mulheres e meninas” tenham direito e oportunidades de alcançar “seu pleno potencial”, para que o futuro seja “mais brilhante, pacífico e próspero”, por causa do Dia Internacional da Mulher.

“As mulheres e meninas fazem contribuições extraordinárias todos os dias em todos os campos da atividade humana”, destacou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

Sem essas contribuições, “as economias colapsariam” e “as famílias se romperiam”, enfatizou o presidente americano ao ressaltar que em muitos lugares do mundo “as mulheres ainda têm dificuldades para sair da condição de cidadãos de segunda categoria”.

Segundo Obama, a educação de ensino médio é “a ferramenta mais poderosa para ajudar as meninas a escapar de ciclos de pobreza e abuso e a assumir o controle de suas vidas”.

Nessa linha, o líder se declarou “orgulhoso” da iniciativa “Let Girls Learn” (“Deixe as meninas aprenderem”), lançada pela Casa Branca há quase um ano para dar acesso à educação a 62 milhões de meninas e adolescentes no mundo todo.

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, lidera essa iniciativa e hoje prevê anunciar em um ato em Washington novos compromissos privados para fortalecê-la.

Obama também antecipou no comunicado que seu secretário de Estado, John Kerry, apresentará nos próximos dias uma “estratégia global” focada em potencializar as adolescentes, através de “ferramentas que forem necessárias para perseguir seus sonhos”.

Em outro comunicado, Kerry destacou que os Estados Unidos mantêm seu compromisso “com a igualdade de gênero em nível mundial”.

“Nenhuma economia prosperará totalmente se a metade de sua população estiver excluída de participar. Nenhum governo atenderá as necessidades de seu povo se não representar completamente todo o mundo”, afirmou Kerry. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s