Obama e Merkel conversam sobre crise de refugiados na Europa

O presidente dos EUA conversou por telefone com a chanceler alemã para abordar a crise de refugiados que vive a Europa

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta terça-feira com à chanceler alemã, Angela Merkel, para abordar a crise de refugiados que vive a Europa, informou a Casa Branca em comunicado.

“Os dois líderes concordaram sobre a necessidade de uma solução em nível europeu na qual todos os Estados-membros da União Europeia (UE) aceitem sua parte justa de refugiados”, indicou a nota.

Além disso, Obama e Merkel analisaram as medidas que podem aliviar as causas fundamentais do fluxo de refugiados, “em particular facilitando uma transição política que possa unir os sírios”.

No domingo, o governo dos Estados Unidos disse estar disposto a receber 15 mil refugiados a mais do que o total previsto para 2016, chegando a 100 mil até 2017, sem informar quantos deles virão da Síria.

A crise de refugiados que a União Europeia passa pode ser traduzida na chegada de 1 milhão de pedidos de asilo neste ano, frente aos 630 mil de 2014, de acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em seu relatório anual sobre migrações divulgado hoje, a OCDE incluiu um apêndice no qual ressalta que, apesar à magnitude do fenômeno, a “Europa tem a obrigação e a capacidade de conduzir esta trágica crise sem precedentes”.

Na conversa de hoje, Obama e Merkel também falaram sobre a crise no leste da Ucrânia, e “destacaram a necessidade de a Rússia e os separatistas manterem seus compromissos em virtude dos acordos de Minsk”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s