Obama recebe Netanyahu e ressalta solidez de vínculos

Netanyahu e Obama se reuniram nesta segunda-feira, em Washington, para dar por superado o capítulo do acordo sobre o programa nuclear iraniano

O presidente americano, Barack Obama, elogiou nesta segunda-feira o “extraordinário vínculo” entre os Estados Unidos e Israel, ao receber o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no primeiro encontro entre os dois líderes desde outubro de 2014.

Em breves declarações ao início do encontrou, Netanyahu insistiu sobre a importância das relações entre os dois países, além de afirmar que apoia uma solução de “dois Estados”, palestino e israelense.

Netanyahu e Obama se reuniram nesta segunda-feira, em Washington, para dar por superado o capítulo do acordo sobre o programa nuclear iraniano e falar sobre defesa, à margem de suas tensas relações pessoais.

O encontro, previsto para o início da tarde na Casa Branca, será o primeiro entre os dois dirigentes desde outubro de 2014 e depois da assinatura do acordo sobre o programa nuclear iraniano entre seis grandes potências e Teerã, apoiado pelo presidente americano e criticado pelo israelense.

As desavenças pessoais entre Netanyahu e Obama, que já nem se preocupam em escondê-las, se aprofundaram ainda mais desde então.

O encontro desta segunda, que promete ser mais funcional que caloroso, deve servir de remédio para as feridas abertas pela questão do Irã e reafirmar o caráter incondicional da aliança de segurança, deixando de lado sentimentos pessoais.

O ponto prinipal das discussões deve ser o novo acordo militar para os próximos 10 anos.

Netanyahu poderá pedir que a ajuda militar de mais de 3 bilhões de dólares por ano que recebe de Washington passe a ser de 5 bilhões, segundo especula a imprensa israelense.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s