Obama transmite condolências a Putin por aeronave russa

Ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram "em detalhes" a situação na Síria e o conflito ucraniano, acrescentou

Moscou – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, transmitiu nesta segunda-feira ao colega russo, Vladimir Putin, as condolências pela derrubada do caça-bombardeiro Su-24 na fronteira turco-síria, durante uma reunião bilateral realizada a portas fechadas durante a Cúpula do Clima de Paris.

“Obama transmitiu suas condolências pelo incidente com o avião russo, derrubado pelas forças aéreas turcas na Síria”, informou à imprensa russa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram “em detalhes” a situação na Síria e o conflito ucraniano, acrescentou.

Putin e Obama, segundo o Kremlin, “se manifestaram pelo impulso rumo à solução política” da guerra civil no país árabe e pelo “rápido cumprimento dos Acordos de Minsk” para a regulação da crise ucraniana.

O presidente russo ordenou a imposição de sanções econômicas contra a Turquia depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se negou a pedir formalmente desculpas pela derrubada do bombardeiro, que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo.

Enquanto isso, Obama e Otan apoiaram o direito da Turquia a defender seu território e pediram à Rússia que se abstenha de missões aéreas perto da fronteira turco-síria, embora tenham solicitado a ambos países que normalizem suas relações.

Desde sua última reunião há duas semanas na cúpula do G20 na cidade turca de Antalya, Obama pediu a Putin que foque os ataques da aviação russa na Síria nas posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e não em fortalecer o regime de Bashar al Assad.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s