Ocidente não respeita compromissos sobre sanções, diz Irã

Segundo Seif, o Irã continua sem gozar das "condições normais" e ainda aguarda uma "rápida aplicação" dos compromissos

A comunidade internacional não respeita seus compromissos com o Irã no marco do acordo sobre seu programa nuclear e continua colocando “obstáculos” ao desenvolvimento econômico do país, afirmou nessa sexta-feira o presidente do Banco Central iraniano.

“Nada aconteceu se levarmos em conta a amplitude das atividades nas quais nos comprometemos e as expectativas que tínhamos, e esperamos que a outra parte respeitará seus compromissos”, declarou Valiollah Seif em Washington, à margem das assembleias do FMI e do Banco Mundial.

Segundo Seif, o Irã continua sem gozar das “condições normais” e ainda aguarda uma “rápida aplicação” dos compromissos assumidos pela comunidade internacional.

O dirigente lamentou a incerteza mantida sobre o direito dos bancos estrangeiros, particularmente os europeus, a operar no Irã.

“A razão pela qual os bancos europeus duvidam e não têm coragem de trabalhar com os bancos iranianos é que eles temem as enormes sanções que lhes impuseram”, afirmou o presidente do Banco Central iraniano.

O francês BNP Paribas, por exemplo, teve que pagar em 2014 nos Estados Unidos uma multa de aproximadamente 9 bilhões de dólares por ter violado as sanções contra o Irã.

Os Estados Unidos suspenderam as sanções impostas pelo programa nuclear da República Islâmica, mas em março anunciou a aplicação de novas sanções a empresas por seu apoio ao programa de mísseis balísticos desse país.

Washington afirma que não permitirá que Teerã tenha acesso ao sistema financeiro americano, pondo em dúvida a possibilidade de realizar transações denominadas em dólares com o Irã.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s