OMS recomenda abstinência ou sexo seguro em regiões com zika

"As mulheres que fizeram sexo sem proteção e não querem ficar grávidas devem ter acesso a serviços de contracepção de emergência", pede a entidade

Genebra – Todos os homens e mulheres que retornam de regiões onde há transmissão do zika vírus devem adotar “práticas sexuais seguras ou considerar a abstinência por um período de, pelo menos, quatro semanas”, recomendou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

Em um guia sobre “A prevenção da potencial transmissão sexual do zika”, a organização acrescentou que as pessoas que “vivem” nessas áreas “devem considerar práticas sexuais seguras ou abster-se da atividade sexual”, sem especificar por quanto tempo.

Essas recomendações se baseiam no fato de que a maioria de infecções de zika são assintomáticas e que a transmissão sexual do vírus pode ser possível, embora as evidências disso se limitem a poucos casos.

Os conselhos iniciais da OMS em matéria sexual se dirigiam principalmente às mulheres grávidas pela suspeita de que o zika possa estar relacionado com o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos no Brasil e da síndrome Guillain-Barré.

No entanto, a organização generalizou suas recomendações a favor de práticas sexuais seguras frente a esta situação, que considera uma emergência de saúde de alcance internacional.

No guia divulgado hoje, a OMS pede às gestantes que residam ou retornem de zonas afetadas a manterem práticas sexuais seguras ou abstinência “durante toda a gravidez”.

“As mulheres que fizeram sexo sem proteção e não querem ficar grávidas devem ter acesso a serviços de contracepção de emergência”, pede a entidade.

A transmissão sexual do zika foi descrita em dois casos e se documentou um caso – que data de 2013, no Taiti -, no qual se encontrou o vírus no sêmen.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s