ONG quer que Bush seja investigado por uso de tortura

O grupo condena a falta de investigações dos envolvidos no programa secreto da CIA, que passou a torturar detidos depois dos atentados do 11 de setembro

O ex-presidente George W. Bush e vários funcionários de seu governo deveriam ser investigados por conspiração para torturas e por outros crimes, afirmou nesta terça-feira a ONG Human Rights Watch (HRW) em um relatório.

O grupo condena a falta de investigações dos envolvidos no programa secreto da Agência Central de Inteligência (CIA), que passou a torturar detidos depois dos atentados do 11 de setembro de 2001.

O documento acrescenta que há evidências suficientes para que o procurador-geral ordene uma investigação criminal.

O relatório de 153 páginas enfatiza que as evidências que apoiam uma ação criminal se encontros nas chamadas técnicas de “interrogatórios reforçados”.

A organização assinala vários altos funcionários do governo Bush, incluindo o próprio ex-presidente, o então diretor da CIA George Tenet, o ex-procurador-geral John Ashcroft e o ex-vice-presidente Dick Cheney.

A isso se somam as recentes denúncias do ex-detentos torturados pela CIA aos psicólogos que ajudaram a colocar em andamento esses métodos de interrogatório.

Os Estados Unidos ratificaram a Convenção contra a Tortura em 1988, o que obriga o governo a investigar acusações neste sentido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s