ONU espera convocar em julho negociadores sobre paz na Síria

"Convocadas as negociações, haverá a possibilidade de avançar para uma transição política de agora até agosto", diz mediador

O mediador da ONU na Síria, Staffan de Mistura, indicou, nesta quarta-feira, que espera convocar em julho uma nova sessão das negociações de paz.

Ao falar com a imprensa depois de se reunir a portas fechadas com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o mediador afirmou que “não foi fixada de forma precisa uma data de julho” em que será celebrada a reunião.

“Nós indicamos julho, mas não a qualquer preço, nem sem garantias”, explicou De Mistura, acrescentando que uma vez “convocadas as negociações haverá a possibilidade de avançar para uma transição política de agora até agosto”.

De Mistura aceitou que um dos principais temas que tem provocado dificuldades nas negociações é o papel que seria cumprido por Bashar al-Assad na transição.

As sessões de negociação de paz para a Síria ocorrem de maneira indireta – ou seja, com reuniões separadas com os mediadores de cada uma das partes – desde o início do ano em Genebra, sem maiores avanços.

Segundo o programa traçado pela Organização das Nações Unidas, as negociações deveriam projetar um mecanismo de transição política até 1º de agosto, preparar uma nova Constituição e organizar eleições em meados de 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s