ONU examina resolução para lutar contra tráfico humano

A medida poderia ser votada na semana que vem no próximo Conselho de Segurança, alguns dias antes da chegada dos líderes mundiais para a reunião anual da ONU

A Grã-Bretanha apresentou um esboço de resolução à ONU para autorizar as forças europeias a interceptar embarcações em águas internacionais próximas à fronteira da Líbia, como parte das medidas contra os traficantes de migrantes, disseram fontes diplomáticas nesta quarta-feira.

A medida poderia ser votada na semana que vem no próximo Conselho de Segurança, alguns dias antes da chegada dos líderes mundiais para a reunião anual das Nações Unidas, na qual serão tratadas as medidas para lidar com a crise de imigrantes da União Europeia.

O esboço, do qual a AFP obteve uma cópia, permite que as forças navais europeias subam a bordo destes barcos, os inspecionem, impeçam sua travessia e, inclusive, se desfaçam das embarcações suspeitas de serem utilizadas para o tráfico de migrantes.

Mais de 350 mil pessoas arriscaram suas vidas cruzando o mar Mediterrâneo este ano, de acordo com a Organização Internacional para Migrações, e cerca de 30 mil morreram.

O texto, que circulou entre os 15 membros do Conselho na terça-feira, permitiria a ação em alto mar durante o período de um ano e estaria limitado às águas próximas à costa da Líbia.

A União Europeia aprovou na última segunda-feira planos para fortalecer ações militares contra os traficantes no Mediterrâneo, intensificando assim as operações que começaram em julho com uma fase de busca e resgate.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou uma reunião dedicada à migração à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 30 de setembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s