ONU mantém plano de retomar conversas de paz para a Síria

A aliança opositora reconhecida no processo de paz para a Síria assinalou que esse último ponto representa uma condição para iniciar negociações com o governo

Genebra – O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, mantém sua intenção de reunir no dia 25, ou antes, as partes do conflito sírio para retomar as conversas de paz iniciadas no final de janeiro.

“O plano de retomar as conversas em 25 de fevereiro, ou antes se é possível, se mantém. A degradação da situação só torna mais evidente que não se pode esperar mais”, disse o porta-voz das Nações Unidas em Genebra, Ahmad Fawzi.

De Mistura se reuniu hoje em Damasco com autoridades do regime sírio, entre eles o ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem, para discutir sobre o cumprimento de um cessar-fogo e o acesso de ajuda humanitária para os civis.

Enquanto deixava a reunião, o mediador nas negociações confirmou que falou da necessidade de que as organizações humanitárias recebam “um acesso sem obstáculos a todas as áreas cercadas militarmente”.

Esta demanda faz referência não só às áreas sitiadas pelas forças governamentais, mas também às controladas pelos grupos opositores armados e grupos terroristas, como o Estado Islâmico, precisou Fawzi.

Por outro lado, foi confirmado que o Grupo de Trabalho para Assuntos Humanitários se reunirá pela segunda vez em Genebra para avançar nos preparativos necessários para fornecer essa ajuda humanitária, uma vez que as partes deem seu consentimento e garantias de segurança.

O grupo se reuniu pela primeira vez na sexta-feira passada, após o acordo alcançado entre os países do Grupo Internacional de Apoio para a Síria -integrado por 17 países envolvidos no conflito- a favor da cessação das hostilidades e a chegada de assistência aos civis sitiados.

A aliança opositora reconhecida no processo de paz para a Síria assinalou que esse último ponto representa uma condição para iniciar negociações com o governo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s