ONU pede a Israel que desista de ocupações na Cisjordânia

O apelo foi feito depois que Israel declarou que 234 hectares de território da Cisjordânia são parte de seu Estado, o que alimenta o temor novas tensões

Israel – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a Israel nesta terça-feira que desista do confisco de terras na Cisjordânia palestina, afirmando que a política de ocupação é “um impedimento à solução de dois Estados” nessa região do Oriente Médio.

O apelo de Ban foi feito depois que Israel declarou que 234 hectares de território da Cisjordânia são parte de seu Estado, o que alimenta o temor de um novo pico de tensões com os palestinos.

“Esse tipo de ação aponta para um aumento dos assentamentos e demonstra que Israel continua avançando na consolidação de seu controle da Cisjordânia”, disse o porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric.

“As ocupações são ilegais de acordo com a legislação internacional e o secretário-geral urge ao governo de Israel que detenha e dê marcha a ré com esse tipo de ato em benefício de uma paz justa e inclusiva e de um acordo (de paz) justo e definitivo”, acrescentou.

As Nações Unidas pediram repetidamente a Israel que detenha a expansão de assentamentos judaicos, que são percebidos como um plano para sabotar a criação de um futuro Estado palestino, por intermédio da absorção de territórios que seriam parte do novo país.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s