ONU se preocupa com deslocados na República Centro-Africana

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados mostrou preocupação com milhares de pessoas que tiveram que fugir de seus lares em cidade do país

Nairóbi – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) mostrou nesta quinta-feira preocupação com as milhares de pessoas que tiveram que fugir de seus lares nos últimos dias na cidade de Bambari, no sul da República Centro-Africana, após um novo surto de violência.

“Estamos muito preocupados com a crescente violência em Bambari e seu impacto na população civil. Nosso pessoal informou do deslocamento de pessoas que estão aterrorizadas”, alertou o representante do Acnur neste país africano, Kouassi Lazare Etien.

Apesar de dez grupos armados da República Centro-Africana terem assinado um acordo de desarmamento em maio, faz somente uma semana que explodiram novos enfrentamentos entre milícias rivais em Bambari, explicou a agência da ONU.

Desde então começou uma onda deslocamentos internos que pode ter afetado até o momento três mil pessoas.

Após a assinatura do acordo, em qu as milícias se comprometeram com o desarmamento e a acabar com o conflito armado no país, mais de oito mil pessoas que tinham fugido de Bambari no início de 2014 para escapar da violência, retornaram aos seus lares .

Mas agora, com a explosão de novos enfrentamentos, se viram obrigadas a abandonar de novo suas casas, lamentou o Acnur.

A agência da ONU também mostrou sua preocupação com os quase dois mil refugiados sudaneses “presos” no acampamento de Pladama Ouaka, a apenas 12 quilômetros de Bambari, onde o risco de sofrer um ataque é “alto”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s