Oposição da África do Sul lidera eleições em grandes cidades

Uma perda significativa de apoio do partido governista nestas áreas poderia reformular o cenário político sul-africano antes da eleição nacional de 2019

Pretória – A Aliança Democrática, partido de oposição da África do Sul, liderava a contagem dos votos das eleições locais em três grandes cidades do país nesta quinta-feira, ameaçando causar o maior revés eleitoral ao Congresso Nacional Africano (CNA) desde o fim do apartheid duas décadas atrás.

O CNA – que pôs fim ao governo da minoria branca quando chegou ao poder na primeira eleição democrática do país em 1994 – mantém uma grande vantagem na contagem nacional, mas está atrás da Aliança Democrática nas cidades de Pretória, Joanesburgo e Porto Elizabeth, áreas nas quais reinava absoluto desde o final do apartheid.

Uma perda significativa de apoio do partido governista nestas áreas poderia reformular o cenário político sul-africano antes da eleição nacional de 2019 e encorajar adversários do presidente Jacob Zuma dentro do CNA para desafiá-lo.

A eleição municipal tem como pano de fundo a revolta crescente dos eleitores com o alto desemprego e a falta de serviços básicos no momento em que o país mais industrializado da África se vê à beira da recessão, além de uma série de escândalos de corrupção em torno de Zuma.

Muitos apoiadores do CNA estão rumando para a Aliança Democrática, o que fortalece suas tentativas de atrair o voto da população negra e se livrar da imagem de legenda que serve sobretudo aos interesses da minoria branca.

Com cerca de dois terços da apuração concluída em todo o país, o CNA tem uma dianteira de 53 por cento, a Aliança Democrática soma 28 por cento dos votos e os esquerdistas radicais Combatentes da Liberdade Econômica contam com 7 por cento de apoio. Os resultados finais são esperados para sexta-feira.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s