Os desafios econômicos

Insultos e baixarias à parte, o assunto mais importante nas urnas americanas hoje é a economia. Enquanto Donald Trump ataca a condução de Democratas — no poder há oito anos —, Hillary Clinton ressalta os feitos de Barack Obama e promete continuidade das políticas que tiraram o país da depressão de 2008.

Na teoria, o desempenho dos anos Obama favorece a democrata. A economia cresce em ritmo contínuo desde 2010. No terceiro trimestre, avançou 2,9%. O problema: a produtividade não cresce ao ritmo desejado, que faz com que a indústria invista menos e pague pior a seus funcionários. Como consequência, a desigualdade está em alta, e afeta principalmente os trabalhadores médios – ferrenhos eleitores de Trump.

Em seis anos, foram criados 15 milhões de postos de trabalho, e as taxas de desemprego estão abaixo dos 5%, próximos portanto de um status de “pleno emprego”. A baixa produtividade volta a interferir neste ponto, pois, sem empresários poderem pagar salários cheios, cresceu para cerca de 6 milhões o número de empregos em meio período. A renda mais baixa do trabalhador impactam o acesso a serviços, como educação e saúde, e freando a evolução e mobilidade de classes sociais.

Desde 2008, Obama merece os créditos de ter apagado o fogo da crise e recolocado o país nos eixos. A grande discordância sobre seu legado é se dava para ter feito mais para que a economia acelerasse. A saída? Hillary aposta em aumento da renda da classe média e em maiores impostos para os mais ricos. Trump, por sua vez, promete reduzir a alíquota máxima de imposto de pessoa jurídica de 35% para 15%, controle de imigração. Os dois têm discursos com restrições aos acordos comerciais. Nesta terça-feira veremos que discurso colou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s