Otan abre centro de treinamento e Rússia fala em provocação

Stoltenberg, que visita a Geórgia desde quarta-feira, acompanhou a cerimônia ao lado do presidente georgiano e o primeiro-ministro

A Otan abriu nesta quinta-feira um centro de treinamento na Geórgia, ex-república soviética do Cáucaso que aspira a uma adesão à Aliança, em meio aos protestos de Moscou, que denunciou uma “provocação”.

O centro, inaugurado com grande pompa em Krtsanisi, perto de Tbilisi, “ajudará a Geórgia a prosseguir com os esforços para modernizar as Forças Armadas e torná-las mais forte ante os desafios do século XXI”, declarou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na cerimônia de inauguração.

Stoltenberg, que visita a Geórgia desde quarta-feira, acompanhou a cerimônia ao lado do presidente georgiano Giorgi Margvelashvili e o primeiro-ministro Irakli Garibashvili.

A Geórgia, que tenta há vários anos entrar para a Otan, apesar da oposição da Rússia – país com o qual travou uma rápida guerra em 2008 – “tem todos os meios para progredir até uma adesão”, disse Stoltenberg.

O ministério russo das Relações Exteriores chamou de “provocação” a abertura do centrou e acusou a Otan de tentar “ampliar sua zona de influência geopolítica”.

“Este centro é um importante fator de desestabilização para a segurança regional”, afirmou a porta-voz do ministério russo, Maria Zajarova.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s