Otan diz que violação russa na Turquia não parece acidente

"Houve duas violações (do espaço aéreo) durante o fim de semana", disse Stoltenberg, indicando, além disso, que as violações duraram "muito tempo"

Bruxelas – O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ressaltou nesta terça-feira que a incursão da Rússia no espaço aéreo da Turquia no fim de semana passado não parece um incidente e reiterou que Moscou deve respeitar as fronteiras de Ancara.

“Houve duas violações (do espaço aéreo) durante o fim de semana”, disse Stoltenberg em entrevista coletiva, indicando, além disso, que as violações duraram “muito tempo” e que se trata de uma “atuação inaceitável”.

Stoltenberg reiterou o pedido para que Moscou respeite as fronteiras e espaço aéreo da Turquia, que também são, ressaltou, território da Otan.

O principal responsável pela Otan indicou, além disso, que a aliança não recebeu explicações sobre o ocorrido até o momento, sabendo do incidente “apenas pelos meios de comunicação”.

Ele afirmou que se conversou sobre a possibilidade de recorrer às linhas de comunicação militar com a Rússia para abordar o assunto.

Para Stoltenberg, essa via pode ser a maneira de expressar a preocupação da Otan, pedir explicações e enviar “uma forte mensagem” de que esse incidente “não deve voltar a ocorrer”.

Ele também denunciou a crescente presença de forças russas em território sírio e no Mediterrâneo.

Os aliados da Otan apoiaram a Turquia ontem diante da violação “inaceitável e irresponsável” do espaço aéreo do país pela Rússia, pedindo que Moscou interrompa imediatamente os ataques contra a oposição e civis na Síria para focar os bombardeios contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Stoltenberg convocou com urgência o Conselho Atlântico Norte, principal órgão da decisão da Otan, depois de se reunir em Bruxelas com o Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Feridun Hadi Sinirlioglu, e classificar como “inaceitável” a incursão russa no espaço aéreo do país.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s