Otan está pronta para reforçar luta contra EI, diz Kerry

John Kerry: o secretário pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros países para que façam mais para atacar o coração do EI

Bruxelas – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão preparados para ampliar os esforços militares contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Kerry disse que pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros membros da aliança para que façam mais para atacar o coração do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria, e também para sufocar as redes internacionais do grupo.

A autoridade dos Estados Unidos disse que vários países têm feito mais para combater o grupo ou farão isso em breve. Falando nesta quarta-feira na sede da Otan em Bruxelas, Kerry não citou compromissos específicos.

A Alemanha aprovou recentemente o envio de militares e materiais para apoio logístico em regiões próximas do Oriente Médio. O Reino Unido deve votar mais tarde a expansão de seus ataques aéreos contra o Estado Islâmico para o território da Síria.

Kerry disse que outros países devem avançar com novos planos, após mais negociações nas próprias nações.

O secretário de Estado tratou ainda da Rússia, país que critica a Otan. Hoje, o governo russo atacou o fato de a Otan convidar Montenegro a se unir à aliança. Segundo Kerry, o foco da entidade não é a Rússia.

“A Otan é uma aliança defensiva, não é uma ameaça a ninguém”, afirmou. De acordo com ele, a Otan está “totalmente preparada” para trabalhar com a Rússia. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s