Países de maioria muçulmana enxergam o EI com desdém

O Pew Research Center conduziu uma pesquisa sobre a fama do Estado Islâmico em 11 países onde há uma significativa população muçulmana. Veja os resultados

São Paulo – Os atentados em Paris trouxeram o Estado Islâmico (EI) e toda a comunidade muçulmana global para o centro das atenções do planeta. Mas qual é o apoio que o EI tem nos países nos quais há uma população significativa fiel dessa religião?

Bom, de acordo com um estudo conduzido pelo Pew Research Center, uma organização formada por especialistas de diferentes áreas que se dedicam ao estudo dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos, em 11 países que dividem essa característica, não há nada além de desdém em relação ao grupo.

Em 10 deles a visão sobre o EI é predominantemente negativa. A exceção é o Paquistão. Por lá, 62% dos entrevistados disseram não saber o que pensar sobre o grupo. Em nenhum país, mais de 15% dos entrevistados se posicionou de forma favorável ao EI. Na Nigéria, essa percentagem foi de 14%, seguido da Malásia (11%) e Senegal (11%).

E é o Líbano o país que mais detesta o EI. Nele, quase 100% das pessoas se manifestaram contra os extremistas. Pudera: o país foi alvo de um atentado terrorista no último dia 12 de novembro e que foi reivindicado pelos grupo. No episódio, dois homens-bomba detonaram seus explosivos em um subúrbio conhecido como reduto do Hezbollah, um inimigo declarado do EI.

Em Israel e Na Jordânia, o grupo também enfrenta altas taxas de reprovação, 97 e 94%, respectivamente. Em seguida, estão os territórios palestinos, 84%, a Indonésia, 79%, e a Turquia, 73%.

Visão ocidental

Entre os países ocidentais, o clima é de medo e tensão. Em outra pesquisa também conduzida pela entidade, mais da metade da população de 15 países declarou que o EI ocupa o centro das suas preocupações hoje em âmbito global. O Líbano se viu em primeiro nesse aspecto, e foi seguido da Espanha, Coreia do Sul, Japão e França.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s