Palestinos convocam congresso para eleger instância diretora

"Foi decidido convocar uma sessão do Conselho Nacional Palestino nos dias 15 e 16 de setembro em Ramallah", disse à AFP o representante Azzam al-Ahmad

Os líderes palestinos convocaram para os dias 15 e 16 de setembro o primeiro congresso em quase 20 anos do Conselho Nacional Palestino (CNP), depois que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, apresentou sua renúncia a uma alta instância diretora da organização.

“Foi decidido convocar uma sessão do Conselho Nacional Palestino nos dias 15 e 16 de setembro em Ramallah”, disse à AFP o representante Azzam al-Ahmad, que explicou que na agenda da reunião está a formação de um novo Comitê Executivo para a Libertação da Palestina (OLP).

Ahmad informou que no encontro também será analisado a atual paralisação das negociações de paz com Israel.

O CNP tem 740 membros, divididos nos territórios ocupados, e também inclui pessoas na diáspora.

Muitos críticos afirmam que a renúncia de Abbas e de vários membros do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tem por objetivo impulsionar seus aliados e marginalizar seus oponentes ante sua iminente retirada como presidente da Autoridade Palestina.

O Comitê Executivo da OLP é a única instância habilitada a tomar decisões em nome dos palestinos em temas como um eventual processo de paz com Israel. Esta entidade foi a responsável por assinar os acordos de Oslo em 1993.

A renúncia de Abbas e dos outros membros do comitê só entrará em vigor depois que o CNP tiver se reunido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s