Papa canoniza dois religiosos europeus neste domingo

Francisco chamou a sueca Elizabeth Hesselblad e Estanislau Papczynski de "testemunhas exemplares para este mistério da ressurreição" durante a missa

Cidade do Vaticano — O Papa Francisco proclamou dois novos santos neste domingo: uma ex-luterana convertida, que escondeu judeus durante a Segunda Guerra Mundial, e um padre polonês da ordem religiosa dedicada à concepção imaculada.

Francisco chamou a sueca Elizabeth Hesselblad e Estanislau Papczynski de “testemunhas exemplares para este mistério da ressurreição” durante a missa de canonização na Praça de São Pedro, neste domingo.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e a primeira-dama, Agata Kornhauser-Duda, participaram da cerimônia. Elizabeth salvou a vida de judeus escondendo-os no convento em Roma, onde ela foi superior no período de dezembro de 1943 até a libertação da capital em 4 de junho de 1944.

Ele disse que Elizabeth nunca tentou converter aqueles que ela salvou. Ela foi batizada na Igreja da Reforma, migrou para os Estados Unidos, onde trabalhou como enfermeira e se converteu ao catolicismo.

Mais tarde, ela se mudou para Roma, onde se tornou uma freira e dedicou a vida à sua ordem religiosa. Ela morreu de causas naturais em 1957 e foi beatificado em 2000.

Estanislau de Jesus e Maria, como é conhecido, apoiou hospitais e abrigos para os pobres e cuidava dos doentes no século 17 na Polônia. Em seus primeiros anos ele foi vítima de uma grave doença e implorou nas ruas.

“Papczynski pregou misericórdia e encorajou as pessoas a fazer atos de misericórdia”, disse o episcopado polaco em seu site. Sua maior conquista foi a fundação da ordem de Marian Fathers, que pregou o culto à Santa Maria. Papczynski nasceu em 1631, em uma família de ferreiros, na vila de Podegrodzie, no sul da Polônia. Ele tinha um irmão e seis irmãs, e morreu em 1701.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s