Papa repudia xenofobia e discriminação contra ciganos

O pontífice fez os comentários durante uma audiência com vários milhares de povos itinerantes marcada por danças coloridas e música tradicional

Cidade do Vaticano – O papa Francisco repudiou a xenofobia e a discriminação contra os ciganos da Europa nesta segunda-feira, mas disse que eles também precisam fazer a sua parte respeitando a lei e mandando seus filhos para a escola.

O pontífice fez os comentários durante uma audiência com vários milhares de povos itinerantes, como os sinti, marcada por danças coloridas de estilo flamenco e música tradicional de violinos e violão espanhol.

O papa, que visitou vários campos de nômades nos arredores de Roma desde sua eleição em 2013, criticou a situação precária na qual muitos deles vivem.

“Não queremos mais ver tragédias familiares nas quais as crianças morrem de frio ou em incêndios”, disse.

Ao defender o direito de manter sua cultura, o papa afirmou: “Chegou a hora de extirpar os preconceitos, as concepções equivocadas e a desconfiança mútua que já duram séculos e que com frequência estão na raiz da discriminação, do racismo e da xenofobia.” Mas ele também declarou que os ciganos cristãos precisam fazer o seu papel, “evitando tudo que não seja digno deste nome: falsidade, fraude, trapaças, lutas”.

Ele ainda mencionou o tráfico de drogas, o tráfico humano e o abuso de crianças ciganas, muitas das quais mendigam nas ruas das grandes cidades europeias.

Francisco disse que, embora o Estado tenha que garantir a educação, é “tarefa dos adultos fazer com que as crianças vão à escola”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s