Papa visita sul pobre do México para conter perda de fiéis

Assolado pela pobreza e pela insegurança crescente, o Estado de Chiapas foi o cenário do levante zapatista de rebeldes maias nos anos 1990

San Cristóbal de las Casas – O papa Francisco viaja nesta segunda-feira para o sul pobre e indígena do México, que ficou muito para trás de regiões mais ricas do país e onde ele autorizou o uso de línguas nativas na missa na tentativa de estancar uma onda de conversões protestantes.

Assolado pela pobreza e pela insegurança crescente, o Estado de Chiapas foi o cenário do levante zapatista de rebeldes maias nos anos 1990, e hoje é a linha de frente da repressão governamental à imigração ilegal aos Estados Unidos a partir da América Central.

Quando os zapatistas irromperam em cena, mais de dois terços da população de Chiapas era de católicos. Desde então, a expansão do cristianismo evangélico nas cidades indígenas pobres reduziu essa cifra para cerca de 60 por cento, tornando-a a região menos católica do país.

Na cidade colonial montanhosa de San Cristóbal de las Casas, o papa irá visitar a igreja que abriga a tumba de Samuel Ruiz, defensor dos direitos indígenas que serviu como mediador entre os zapatistas e o governo.

Ruiz, que morreu em 2011, pleiteou durante muito tempo a permissão para que as missas pudessem ser realizadas em idiomas como o tzotzil porque muitos dos moradores maias da área não falam espanhol.

Antes da madrugada desta segunda-feira as pessoas já se reuniam ao longo da rua diante de um estádio esportivo em San Cristóbal onde o papa irá realizar uma missa, muitas delas índias com vestimentas tradicionais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s