Papel do Reino Unido na Otan não muda após Brexit

Como resultado da votação, diz Stoltenberg, a Otan se tornará "mais importante" do que nunca como plataforma de cooperação na Europa

Bruxelas – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse hoje que a inesperada decisão dos britânicos de votarem a favor da saída União Europeia, durante o plebiscito de ontem, não muda o papel do Reino Unido na aliança militar.

Como resultado da votação, diz Stoltenberg, a Otan se tornará “mais importante” do que nunca como plataforma de cooperação na Europa. Ainda segundo ele, o Reino Unido continuará sendo “um forte e comprometido aliado da Otan”.

“Uma Otan forte, unida e determinada continua sendo um pilar essencial de estabilidade em um mundo turbulento e uma importante colaboradora para a paz e segurança internacionais”.

O resultado do plebiscito britânico vai dificultar os esforços de Stoltenberg para fortalecer a aliança entre a UE e a Otan. Em comunicado, porém, Stoltenberg disse que a aliança mantém o compromisso de ampliar a cooperação.

“Na Cúpula de Varsóvia, em junho, iremos aumentar a cooperação, porque juntos somos mais eficientes em garantir nossos valores em comum e manter nossos países seguros”, afirmou o chefe da Otan.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s