Para Alemanha, futuro da Síria não pode ser Bashar al-Assad

Porta-voz das Relações Exteriores assinalou que o problema não é falar ou não com o presidente sírio, mas buscar uma solução política à crise do país

Berlim – A Alemanha ressaltou nesta quarta-feira seu apoio ao enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, e ao diálogo entabulado com as partes em conflito no país, mas reiterou que a longo prazo “o futuro da Síria não pode se chamar (Bashar al) Assad“.

Na entrevista coletiva após a reunião do Conselho de Ministros, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Sawsan Chebli, assinalou que o problema não é falar ou não com o presidente sírio, Al-Assad, o que Mistura tem feito, mas buscar uma solução política à crise do país.

Neste contexto, ratificou seu apoio ao trabalho de mediação de Mistura e à sua proposta de criar grupos de trabalho formados pelas diferentes facções para estudar uma saída política ao conflito.

No entanto, quis deixar claro que a posição da Alemanha diante do regime sírio não mudou: “não nos podemos imaginar que possa haver uma luta efetiva contra o Estado Islâmico ou uma paz duradoura na Síria com Assad”.

Chebli lembrou ainda que no fim de semana o ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, transferiu ao seu colega russo, Sergei Lavrov, seu “preocupação” com o apoio de Moscou ao exército sírio.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ontem que continuará a apoiar com ajuda técnico-militar a regime sírio em sua luta contra os grupos terroristas como o Estado Islâmico e disse que sem esse apoio o número de refugiados teria sido maior.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s