Paraguai reporta primeiros casos de microcefalia por zika

Os dois bebês com microcefalia estão estáveis, passarão por uma avaliação psicomotora e serão tratados com estratégias de estímulo

Assunção – O Paraguai reportou nesta quarta-feira os dois primeiros casos de microcefalia associada ao vírus da zika, em dois recém-nascidos dos departamentos de Alto Paraná (leste/ fronteira com o Brasil) e Paraguarí (centro), informou o Ministério da Saúde Pública (MSP).

Em ambos os casos, as mães reportaram terem desenvolvido erupções cutâneas vermelhas, disse em entrevista coletiva Águeda Cabello, diretora geral de Vigilância da Saúde do MSP.

Os dois bebês com microcefalia (um menino e uma menina) estão estáveis, não precisarão de reanimação e nem de apoio específico, passarão por uma avaliação psicomotora e serão tratados com estratégias de estímulo, disse Cabello.

O Paraguai notificou em novembro de 2015 os seis primeiros casos de vírus da zika na cidade de Pedro Juan Caballero, fronteiriça com a cidade brasileira de Ponta Porã, e relacionados com a circulação do vírus no país vizinho.

Até o momento, no Paraguai só foram confirmados dois casos autóctones de zika: o primeiro deles em março, em uma grávida do Grande Assunção sem antecedentes de viagem, e o segundo deles em maio, também em uma mulher grávida do departamento de Amambay, fronteiriço com o Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s