Paris começa a multar quem jogar cigarro no chão

"Jogar um cigarro arruína a paisagem urbana e os princípios de vida em sociedade", indicou a prefeitura da capital francesa

Paris – Paris agora multa, com 68 euros (cerca de R$ 310), quem jogar guimba de cigarro no chão, medida que busca reduzir a poluição visual e ambiental geradas por esses resíduos.

“Jogar um cigarro arruína a paisagem urbana e os princípios de vida em sociedade”, indicou a prefeitura da capital francesa, que já tinha anunciado esta medida há meses.

No entanto, até agora a sanção era meramente verbal, para dar tempo aos cidadãos de conhecê-la antes de, como acontece a partir de hoje, serem sancionados.

A prefeitura indicou que este tipo de resíduo têm “grandes consequências ao meio ambiente, porque uma bituca leva entre 4 e 12 anos para desaparecer”.

Eles também desprendem “metais pesados e poluentes como nicotina, cádmio e chumbo”, muito prejudiciais para a flora e a fauna, acrescentou.

As guimbas jogadas na rua com frequência chegam ao sistema de águas e esgoto e contaminam a água, assinalou a prefeitura, que lembrou que as depositadas nos pé das árvores “reduzem significativamente a vida delas”.

Segundo os dados da prefeitura, a cada ano são recolhidas nas ruas da cidade 350 toneladas de guimbas, o que corresponde a 350 milhões de cigarros.

Para lutar contra essa poluição, a prefeita, a socialista Anne Hidalgo, decidiu em março introduzir esta multa específica, quase o dobro dos 35 euros com que se pune quem joga lixo em via pública.

Mas decidiu dar até outubro para impor as multas, tempo para informar os cidadãos e instalar 30 mil novos cinzeiros nas ruas.

Diante da má repercussão que a medida pode ter entre os fumantes, a prefeitura de Paris lembrou que na cidade canadense de Montreal a multa passa dos 100 euros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s