Parlamento catalão vota posse do presidente regional

O grupo de Mas conta na câmara regional com 62 das 135 cadeiras, o que não lhe dá maioria absoluta

Madri – O parlamento catalão debate nesta terça-feira a posse como presidente do Governo regional de Artur Mas, que só conta com o apoio de seu grupo, Junts pel Si (Juntos pelo sim), por isso que não será eleito, já que não tem maioria suficiente na câmara.

O outro partido independentista, a CUP (radicais de esquerda), que ontem aprovou junto ao Junts pel Si uma resolução para iniciar o processo de independência da Catalunha, se nega a apoiá-lo com suas 10 cadeiras porque o relaciona com os casos de corrupção surgidos em seu partido (Convergência) e uma política de cortes na despesa social.

O grupo de Mas conta na câmara regional com 62 das 135 cadeiras, o que não lhe dá maioria absoluta.

Frente a Mas estão outros quatro partidos não independentistas, que no total somam 63 cadeiras: Ciudadanos (partido político) (liberais centristas), PSC (socialistas), Se que é Pot (esquerda) e PP (centro-direita), fazendo com que o parlamento fique dividido praticamente em duas metades.

Se Artur Mas não conseguir hoje a posse, haverá uma nova votação na próxima quinta-feira, na qual será necessária a maioria simples.

Se também não então for eleito, será aberto um prazo de dois meses para realizar mais debates de posse com outros possíveis candidatos e se não for eleito um presidente antes de 10 de janeiro, será preciso convocar de novo eleições regionais

O plenário coincide com a reunião do Conselho de Estado (órgão consultivo), que hoje opinará sobre a declaração de início do processo de independência aprovada ontem pelo parlamento da Catalunha, passo prévio ao recurso que o governo deve colocar perante o Tribunal Constitucional.

Após a sentença, está previsto que amanhã o governo aprove o recurso de inconstitucionalidade para apresentar perante o Tribunal Constitucional, que caso admita, o trâmite deixará em suspenso o conteúdo da resolução durante um prazo máximo de cinco meses.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s