Parlamento da Ucrânia vota projeto para conter separatismo

Em uma sessão turbulenta, um total de 265 deputados votou a favor na primeira leitura do projeto de lei "de descentralização"

Kiev – O Parlamento da Ucrânia votou nesta segunda-feira mudanças constitucionais que dão às regiões do leste do país um estatuto especial com o objetivo de enfraquecer o separatismo, mas as divisões entre os parlamentares pró-Ocidente indicam que o texto enfrentará dificuldades para se tornar lei.

Em uma sessão turbulenta, um total de 265 deputados votou a favor na primeira leitura do projeto de lei “de descentralização”, apoiado pelo bloco político do presidente Petro Poroshenko e seu governo – 39 a mais do que o necessário para passar.

Mas muitos aliados da coalizão governista, incluindo a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, se posicionaram contra as mudanças e ainda não está claro se Poroshenko será capaz de conseguir os 300 votos necessários na última votação, no final deste ano.

A aprovação de legislação com estatuto especial para territórios nas regiões de Donetsk e Luhansk, que estão em grande parte sob controle de separatistas apoiados pela Rússia, é um elemento importante de um acordo de paz alcançado em Minsk, capital de Belarus, em fevereiro.

Apesar de um cessar-fogo estar sendo violado por bombardeios e troca de tiros esporádicos entre as duas partes, os governos ocidentais veem o acordo como a melhor estratégia possível para a paz e estão pressionando a Ucrânia a respeitar os termos pactuados em Minsk.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s