Partido governista sul-africano tem pior derrota desde 1994

Desde o fim do apartheid, o CNA vinha se mostrando invencível nas urnas em certas áreas, assim como no polo econômico de Joanesburgo

Pretória – O Congresso Nacional Africano (CNA), partido governista da África do Sul, estava a caminho de seu pior desempenho eleitoral desde o fim do apartheid nesta sexta-feira, uma vez que os eleitores extravasaram nas eleições municipais seu descontentamento com o alto desemprego e a corrupção, o que abre espaço para uma mudança gigantesca na política e na sociedade.

O CNA reinava absoluto desde que pôs fim ao governo da minoria branca em 1994 com Nelson Mandela à sua frente, mas perdeu apoio, particularmente nas cidades, entre o eleitorado que sente que sua vida não melhorou e que acusa o presidente sul-africano, Jacob Zuma, de administrar mal a economia.

Com 95 por cento das urnas apuradas, a legenda ainda estava na frente na contagem geral de votos das eleições municipais, mas perdeu para a Aliança Democrática, o principal partido de oposição, na municipalidade de Nelson Mandela Bay, que inclui a cidade de Porto Elizabeth, e estava atrás em Tshwane, que abriga a capital Pretória. 

Desde o fim do apartheid, o CNA vinha se mostrando invencível nas urnas nestas áreas, assim como no polo econômico de Joanesburgo, onde mantinha uma vantagem apertada nesta sexta-feira.

Agora, nenhum partido parece a caminho de obter uma maioria nestes três centros urbanos, o que deve criar uma nova era de política de coalizão conforme a África do Sul se afasta do que, na prática, é um sistema de partido único no período imediatamente pós-apartheid.

Esta mudança reformula o cenário político do país antes da eleição nacional de 2019 e também pode encorajar adversários de Zuma dentro do CNA desafiá-lo no partido.

A Aliança Democrática manteve o comando da Cidade do Cabo, que governa desde 2006.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s