Partidos propõem Groysman como novo premiê da Ucrânia

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se mostrou partidário em votar o mais rápido possível na candidatura de Groysman

Kiev – Os partidos europeístas propuseram nesta terça-feira como candidato a primeiro-ministro da Ucrânia Vladimir Groysman, atual presidente da Rada Suprema (parlamento), em substituição de Arseni Yatseniuk.

“Temos uma coalizão (majoritária) de 226 deputados. A coalizão realizará uma reunião na qual anunciará a candidatura a primeiro-ministro de Vladimir Groysman. Depois, a enviaremos ao presidente”, disse Alexei Goncharenko, deputado do Bloco Petro Poroshenko (BPP), aos meios de comunicação locais.

Ao aceitar em seu seio vários deputados independentes, o BPP e a a Frente Popular de Yatseniuk conseguiram reunir o mínimo de cadeiras necessário para conseguir a maioria parlamentar (226 de 450).

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se mostrou partidário em votar o mais rápido possível na candidatura de Groysman, que por sua parte garantiu que quase todas as pastas no novo governo já foram pactuadas.

Groysman garantiu que as prioridades do novo executivo são a recuperação econômica, as reformas estruturais e a cooperação com as instituições financeiras internacionais.

Poroshenko, que se encontra no olho do furacão após se ver envolvido no escândalo “Panama Papers”, advertiu ontem que dissolverá a Rada e convocará eleições legislativas antecipadas se nesta semana não houver formação de novo governo.

Yatseniuk, que liderava o governo desde a derrocada de Viktor Yanukovich em fevereiro de 2014, apresentou sua demissão no domingo e culpou todos os partidos, menos o seu, de antepor suas ambições aos interesses do país e de paralisar as reformas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s