Paz no Afeganistão depende da saída de tropas estrangeiras

Mansour, novo líder do Taleban, disse que os militares existentes e as ofertas de segurança entre o governo de Cabul e em outros países devem ser revogadas

Cabul, Afeganistão – O novo líder do Taleban, mulá Mohammad Mansour, divulgou uma mensagem à frente do grande feriado muçulmano de Eid al-Adha, dizendo que para a paz reinar no Afeganistão é necessário “acabar com a ocupação” no país por todas as forças estrangeiras, uma referência às tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Mansour também disse que todos os militares existentes e as ofertas de segurança entre o governo de Cabul e em outros países devem ser revogadas.

Sua mensagem provavelmente foi uma tentativa de Mansour, que foi recém-nomeado, de tranquilizar seus seguidores de que ele está mantendo a tradição de seu antecessor, o falecido mulá Omar, de divulgar mensagens antes do Eid al-Adha.

“Se o governo de Cabul quer acabar com a guerra e estabelecer a paz no país, deve acabar com a ocupação e revogar todos os militares e tratados de segurança com os invasores”, disse Mansour em comunicado.

Mansour também pediu que o Taleban se una e ignore a “propaganda inimiga fútil” sobre a desunião entre suas filiais. Há ainda alguns comandantes talebans que se opõem à liderança de Mansour.

Na semana passada, depois de quase dois meses de diferenças, a família do mulá Omar anunciou seu apoio a Mansour. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s