Pequim minimiza mobilização de armamento

Washington afirma que Pequim ameaça o livre trânsito de uma zona de vital importância, e nos últimos meses enviou navios de guerra à zona

Pequim afirmou que está há muito tempo mobilizando armamento em uma ilha disputada do Mar da China Meridional, indicou um meio de comunicação oficial nesta quinta-feira, minimizando as acusações dos Estados Unidos sobre uma “amplificação da militarização” na zona.

Um funcionário americano havia indicado que a China mobilizou mísseis terra-ar na ilha Woody do arquipélago das Paracelso, controlado por Pequim, mas reivindicado por Taiwan e Vietnã.

Previamente, o canal Fox News e o ministério taiwanês da Defesa haviam dado esta informação.

Segundo o ministério chinês da Defesa, citado pelo Global Times, vinculado ao Partido Comunista, não se trata de nada novo, já que a “China está há muito tempo mobilizando armamento na ilha”. O artigo não especificou de qual armamento se trata.

O ministério acrescentou que o arquipélago “é um território histórico da China” e disse que “dispõe neste território do direito legítimo e legal de mobilizar equipamentos de Defesa”.

Os comentários respondem ao secretário de Estado americano John Kerry, que na quarta-feira denunciou a amplificação da militarização, por parte de Pequim, no mar da China Meridional. A zona, uma importante rota comercial pela qual transita um terço do petróleo mundial, é um foco habitual de tensão entre os países ribeirinhos, que mantêm reivindicações rivais.

Pequim reivindica seus direitos soberanos em quase todo o mar da China Meridional, onde a partir dos arrecifes de corais das ilhas Spratly, outro arquipélago, fez portos, pistas de pouso e diversas infraestruturas.

Vietnã, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan têm reivindicações em uma parte deste mar, e estão muito preocupados com as demonstrações de força de seu vizinho.

Washington afirma que Pequim ameaça o livre trânsito de uma zona de vital importância, e nos últimos meses enviou navios de guerra à zona.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s