Pequim tem dia de Natal sob poluição intensa

O dia de Natal em Pequim começou com uma grande camada branca, não de neve, e sim de poluição, que cobria as ruas e os edifícios

O dia de Natal em Pequim começou com uma grande camada branca, não de neve, e sim de poluição, que cobria as ruas e os edifícios, com uma neblina contaminante que representa um risco 25 vezes superior aos limites recomendados.

A neblina de poluição reduzia a visibilidade a poucos metros, sem que a prefeitura de Pequim tenha decretado um novo “alerta vermelho” para a a situação.

A concentração de partículas PM 2,5, especialmente perigosas porque penetram profundamente nos pulmões, alcançou nesta sexta-feira 620 microgramas por metro cúbico, segundo a embaixada americana.

O resultado está muito acima do limite máximo de 25 microgramas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma exposição de 24 horas.

“Como o Papai encontraria sua chaminé em Pequim?”. perguntou com ironia uma internauta na plataforma de microblogs Weibo.

O tráfego foi interrompido em algumas estradas periféricas e mais de 500 voos, nacionais e internacionais, foram cancelados no principal aeroporto da cidade.

A agência meteorológica municipal anunciou para o Natal um alerta laranja – nível que exige das fábricas a redução das emissões poluentes e que as escolas suspendam as atividades a céu aberto.

“Um dia ou dois por ano eu poderia aceitar. Mas a cidade se vê afetada todos os dias! Este é o ‘novo normal’?”, questiona um internauta, em referência a um slogan governamental.

A poluição aumentou com o grande uso de carvão para a produção de energia elétrica durante o inverno e pelas emissões nocivas das regiões industriais ao redor de Pequim.

A prefeitura de Pequim decretou “alerta vermelho” por poluição pela primeira vez no início de dezembro, medida que foi repetida na semana passada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s